FOTOGRAFIA, CULTURA & PATRIMÔNIO


O projeto "Entre Marés: Memórias & Retratos dos Jangadeiros em Alagoas" provoca o uso da fotografia enquanto instrumento de pensamento crítico, individual e coletivo, relacionado ao patrimônio cultural de Alagoas. Conduzido pelo Fotógrafo, Educador e Sociólogo, Mateus Almeida.
A proposta é registrar a comunidade de Jangadeiros locais e produzir um acervo de imagens e informações desses profissionais que atuam nesta prática tradicional.
Os jangadeiros fazem parte do cenário cultural de Alagoas, sendo ícones representativos por todo litoral do estado.


Através da fotografia serão abordados temas como: passagem de conhecimentos intergeracionais, as dinâmicas e organizações no campo de trabalho dos jangadeiros, o impacto do turismo na cultura local, as demandas contemporâneas e a acessibilidade nos passeios de jangada, a coletividade e a poética cotidiana na paisagem urbana de Maceió.
Este projeto foi realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, através do Ministério da Cultura (MinC), operacionalizado pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), e pela Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa.







