FOTOGRAFIA, CULTURA & PATRIMÔNIO

Mateus Almeida, 28 anos, é fotógrafo, produtor cultural, educador e pesquisador.
Fotógrafo desde 2014 já atuou em diferentes áreas da fotografia como fotojornalismo, fotografia documental e cobertura fotográfica de eventos. Desde 2018, dedica-se à fotografia documental, criando ensaios documentais em diversas localidades, incluindo Minas Gerais, Brasília, Porto Alegre, Salvador, Rio de Janeiro, Buenos Aires, Recife e Moçambique. Desde 2022, desenvolve um projeto de fotografia documental em Alagoas intitulado "Alagoas: Histórias Litorâneas", que visa documentar a vida no litoral de Alagoas.
Na área da educação, é licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense, com um período sanduíche na Universidade Eduardo Mondlane em Moçambique. Sempre interessado na educação popular, foca no papel da fotografia como mediação didática e atualmente é professor de Sociologia na Rede Estadual de Educação de Alagoas.
Na pesquisa, atua desde 2020 como pesquisador no Núcleo Afro do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Afro/CEBRAP), onde investiga a dimensão imagética do protesto negro no Brasil contemporâneo. É mestrando do Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (PPGS/UFAL).
Desde 2025, desenvolve o projeto “Entre Marés: Memórias e Retratos dos Jangadeiros em Alagoas”